terça-feira, 18 de outubro de 2011

Texto Aventura Sênior GEM - Mafra/2011 - ASGEM

A Tropa Sênior Veneno Espartano participou no último final de semana dias 15 e 16 de outubro, da 1ª Aventura Sênior GEM – ASGEM/2011, que foi realizada em Mafra, planalto norte Catarinense.

PÉ NA ESTRADA

Nem a chuva que nos prestigiou no final de semana foi capaz de conter a disposição da Tropa, que saiu as 05:00 horas de sábado da sede do Grupo Escoteiro Manchester rumo a Mafra.  Já na cidade destino, as patrulhas Xokleng e Kaigang foram deixadas em uma bifurcação e realizaram uma jornada de aproximadamente 4,5 km seguindo os trilhos da ferrovia. Ao chegarem ao viaduto ferroviário Ruthes, os Seniores foram surpreendidos pela Chefia e pela próxima missão que se apresentava.
Um pêndulo humano montado a disposição das Patrulhas.

PÊNDULO HUMANO

O viaduto Ferroviário Ruthes possui uma altura de aproximadamente 30m e 80m de distância, e foi o palco de uma das maiores aventuras já realizada por Escoteiros que se tem notícia. O Pêndulo humano consiste em um salto realizado sobre um vão livre onde o praticante é preso a uma corda não-elástica e atira-se em queda livre até iniciar o movimento conhecimento como pêndulo, semelhante a um balanço de criança.
O Chefe Tiago, pulou na frente da tropa para encorajar os jovens aventureiros, nem precisaria, um a um os Seniores pularam, o primeiro salto foi realizado pelo sub-monitor da Patrulha Xokleng José e a primeira Guia foi a Brenda, igualmente da Xokleng. Todos os mebros juvenis aptos completaram a tarefa.
O sistema foi montado pelo especialista e Escoteiro Ricardo Furquim residente de Mafra, profundo conhecedor do local, todas as normas de segurança exigidas foram respeitadas e por esse motivo tudo ocorreu bem, sem acidentes ou imprevistos. Ressaltamos que toda e qualquer atividade radical deve ser acompanhada por um guia treinado, como ocorreu na ASGEM.
Após os saltos a Tropa se dirigiu ao local do acampamento, Fazenda Propriedade da família Machado, onde foram autorizados a montar o campo para o pernoite.
Antes do jantar foi realizado um jogo de Rugby entre as patrulhas, a descontração tomou conta do campo com o desempenho dos jogadores.

FOGO DE CONSELHO

Um dos pontos altos da Aventura foi sem dúvida, o Fogo de Conselho, em um local esculpido por Deus e especialmente escolhido pela Chefia para este cerimonial tão especial para o Escotismo.
As 21 horas e 15 minutos a tropa embarcou em uma caçamba puxada por um trator em direção a uma das mais belas estruturas naturais conhecidas, a cachoeira da gruta Ruthes, interior da cidade de Mafra.  O transporte levou todos até uma parte do caminho sendo o restante do trajeto percorrido a pé, em silêncio. Uma trilha na mata levou a uma clareira, e sim, pode-se visualizá-la, imponente, um véu de noiva com cerca de 18 metros de altura, acrescida pelo volume das chuvas, espetacular. Porém o melhor ainda estava por vir, a queda d ´agua foi contornada até a gruta existente logo atrás da cachoeira, uma catedral de rocha talhada ao longo dos séculos de 20 m de recuo, ali o Fogo, presidido pelo Chefe Ale, foi realizado. Inesquecível a todos e diferente de tudo que os presentes haviam presenciado, aos que crêem, o espírito de B-P pode ser sentido, foi mágico.

PROMESSA

Para nós Escoteiros e Escotistas, a Promessa é um passo muito importante, pois com ela, assumimos o compromisso de conduzir a nossa vida pautada nos valores do movimento Escoteiro. Para os Novos Seniores e Guias não foi diferente, na IBOA final, os membros juvenis; Vinicios, Gabriel Alexandre, Gabriel Felipe, Brenda, José e Matheus, todos juntos realizaram suas promessas. Sejam muito bem vindos a nossa grande família.
  
DEBANDAR

Após a IBOA, a Tropa retornou à Joinville, todos sãos e salvos, agradecemos a Deus e ao Espírito de B-P que nos acompanharam durante esta Aventura, que sem dúvida, já deixou saudades.

A chefia da sessão agradece o apoio de todos e que venha o próximo desafio.


Nos próximos Post estarei publicando a galeria de fotos.

Sempre Alerta!

Um comentário:

  1. JA ME AREPENDI DE NÃO TER IDO HEHEHE.

    ABRAÇOS A TODOS E PARABENS A ESSE OTIMO TRABALHO

    ABRAÇOS

    LEANDRO PEREIRA

    ResponderExcluir